Vai viajar com cachorro para a praia? Atenção à dirofilariose, doença que pode ser fatal
Com transmissão por meio de mosquitos, a doença tem alto índice de contaminação no litoral; confira as dicas de como se prevenir e reconhecer sinais da enfermidade no seu cão.
Se você pensa em viajar para o litoral com cachorro nesse verão, deve se preocupar com uma doença que nem todo mundo está familiarizado, mas que pode ser grave: a dirofilariose. Causada pelo verme Dirofilaria immitis, ela é conhecida também como “verme do coração”, uma patologia parasitária onde os vermes se instalam principalmente no coração, causando entre outras consequências, insuficiência cardíaca e levar o animal ao óbito.

O cuidado deve ser maior com quem mora ou vai levar o cão para o litoral, porque é nesse ambiente que os vetores da doença se proliferam. Não é exclusivamente litorânea, mas o litoral é onde há maior incidência de casos. De forma geral, ela pode estar em locais com água em abundância, não somente nas praias, como também em represas e lagos.
Não pense que se o cão não for levado para a praia ele está afastado dos riscos. Só de estar em uma região em que tenha alto índice da doença o animal pode ser contaminado. Dois mosquitos são responsáveis por espalhar a doença. São os mosquitos do tipo Aedes ou Culex. Os vermes adultos alojados no coração produzem larvas muito pequenas que ficam na corrente sanguínea, e o mosquito, ao se alimentar do sangue de um animal doente, vai contrair esta pequena larva. Quando este mesmo mosquito se alimenta do sangue de um animal sadio, ele transmite a larva para este animal.
Um dos grandes problemas da doença é que no estágio inicial, o animal não apresenta sintomas, o que acaba dificultando na hora do diagnóstico. Após alguns meses o animal pode apresentar sintomas como:
Tosse crônica;
Intolerância ao exercício;
Fraqueza;
Respiração acelerada;
Respiração rápida e curta;
Perda de peso.
Na fase final, pode causar insuficiência cardíaca e, consequentemente, levar o animal à morte.
Ciclo da Dirofilariose
O mosquito pica um hospedeiro infectado, ingerindo microfilárias (larvas no estágio inicial = L1);
Com o mosquito servindo de hospedeiro intermediário (em torno de 2 semanas), as larvas se desenvolvem (L2 e L3) e migram para o aparelho picador do mosquito, onde passam a ser liberadas durante as picadas;
Entrando na corrente sanguínea do animal saudável, as larvas migram para o tecido subcutâneo aonde chegam à idade de jovens adultas (L4) (3 a 4 dias);
Em torno de três meses, as larvas (L5) chegam ao coração e artérias pulmonares do animal. Ali atingem a maturidade sexual e passam a liberar novas larvas, dando início a um novo ciclo!
Diagnóstico e Tratamento
Da mesma maneira que ocorre em outras doenças, o quanto antes for diagnosticado a doença melhor, já que poderá se obter a cura sem sequelas! No caso da Dirofilariose, existem alguns exames que podem identificar a presença do parasita – como o eletrocardiograma e análises de amostras sanguíneas no microscópio (Teste Elisa e Método de Knott).
Geralmente o tratamento é feito através de adulticidas – responsáveis por eliminar os parasitas adultos (que devem ser utilizados apenas em animais com condições físicas adequadas, já que existe o risco de embolia causado pelos vermes mortos) e microfilaricidas – responsáveis pelas microfilárias. Existe ainda, a possibilidade de cirurgia quando ocorre bloqueio da veia Cava, já que existe urgência em restabelecer o fluxo sanguíneo.
Prevenção
Como dizem por aí, o melhor remédio ainda é a prevenção! Como a cura para a Doença do Verme do Coração é bastante complexa, o ideal é controlar os hospedeiros intermediários, ou seja, prevenir que o cão seja picado. Você consegue fazer isso através de produtos específicos, que possuem ação repelente contra insetos, como por exemplo, as Coleiras Frontmax e Seresto .Outra opção para prevenção é o Milbemax, que devem ser utilizado mensalmente .Hoje em dia existe também uma vacina muito indicada para a prevenção da doença , onde o tutor só tera que fazer uma dose por ano, facilitando a vida do tutor e de seu animalzinho, esta vacina muito utilizada com consultórios veterinários é conhecida como Pro- heart. Confira as promoções desses produtos em nosso site e aproveite para deixar seu animal protegido o restante do Verão!
Você pode agendar uma consulta para o teste.